A dor-orofacial é uma dor que acomete a região da boca, face, cabeça e pescoço. Dentre os tipos mais comuns, destacam-se as dores e problemas clínicos dos músculos da mastigação e da ATM, bem como de suas estruturas associadas, condições conhecidas pelo termo DTM (disfunção têmporo-mandibular).
Hábitos parafuncionais, como o rangido ou apertamento dentário, também conhecido como bruxismo, são os principais causadores da disfunção. Estresse emocional, má postura, traumas na cabeça e no pescoço, certas doenças sistêmicas, como fibromialgia ou enxaqueca, defeitos estruturais das articulações, mordida instável, más posições e perdas dentárias são outras condições fortemente relacionadas com o surgimento da DTMs.
Bruxismo é o apertamento ou rangido dos dentes, que pode ocorrer enquanto o indivíduo está acordado ou dormindo, e, além da dor, costuma provocar desgastes nas superfícies dentárias.
Essa condição pode ser muito bem controlada, e, em alguns casos, até curada. É fundamental, no entanto, que o paciente procure por tratamento, para que o problema não se torne crônico, o que passaria a exigir um tratamento mais difícil e duradouro.
Os ruídos da articulação temporomandibular (ATM) são sinais de algum provável deslocamento de disco articular,falta de coordenação dos movimento mandíbulares ou de uma alteração degenerativa das estruturas associadas.
As DTMs agem potencializando uma dor de cabeça primária, causada por exemplo, por uma enxaqueca ou por uma cefaléia do tipo tensional. Ao tratar a DTM, portanto você estará diminuindo a intensidade e a freqüência de uma eventual dor de cabeça de alguma outra origem.
Você, provavelmente, aperta seus dentes durante o sono. Essa pode ser a causa desse sintoma.
O tratamento ortodôntico não causa DTM. Entretanto, todo tratamento ortodôntico deve ser planejado e realizado muito cuidadosamente para assegurar uma adequada saúde da ATM, sem que esta possa sofrer conseqüências negativas do tratamento.
A ortodontia não é indicada como um tratamento da DTM. Em pacientes que apresentam problemas de má-oclusão, e que necessitam de tratamento ortodôntico , o mesmo apenas será indicado depois que se atingir a recuperação da função e o alívio da dor.
O travamento em boca aberta necessita ser tratado para que cessem ou pelo menos diminuam os episódios e a saúde do sistema seja retomada.